Pular para o conteúdo principal

Contatos - Informações

HERO CAT help em desenvolvimento.

Acompanhe:

  • 1 - O TEMA

O nome HERO CAT help tem um grande significado social e foi inspirado no resgate que a mamãe gatinha Scarlett fez em . Além de resgatar os gatinhos abandonados e encontrar um novo lar, o projeto tem um grande valor educativo que será inserido culturalmente na sociedade.

HERO CAT help? Por que esse nome? O que nos inspirou?

Em 30 de março de 1996, uma gatinha mamãe chamada Scarlett e seus cinco filhotes estavam na garagem de uma casa abandonada supostamente usada para o consumo de Crack, no Brooklin-NY, quando um incêndio começou. O Corpo de Bombeiros de NY rapidamente chegou e controlou o fogo. Um dos bombeiros, David Giannelli, notou Scarlett carregando seus gatinhos para longe da garagem, um por um ... A própria Scarlett havia sido queimada severamente durante o salvamento dos seus filhotes. Com grande parte do seu corpo queimado, olhos fechados, orelhas e patas queimadas, tocou nos seus gatinhos, empurrando com sua cabeça, um após o outro, como se estivesse contando para ter certeza que estavam todos salvos, e então desmaiou inconsciente.

O bombeiro David Gianelli levou Scarlett e seus filhotes para uma clínica veterinária na North Shore Animal League, em Port Washington, Nova York, onde Scarlett e seus gatinhos foram tratados. Um dos filhotes, morreu um mês após o incêndio, no entanto, após três meses de tratamento e recuperação, Scarlett e seus gatinhos sobreviventes estavam bem o suficiente para serem adotados.

Scarlett morreu em 11 de outubro de 2008, enquanto estava com sua família adotiva no Brooklyn. A North Shore Animal League criou um prêmio chamado Scarlett Award for Animal Heroism, em honra de Scarlett. O prêmio é concedido a animais ou seres humanos que se envolveram em atos heróicos para beneficiar outros.

  • 2 - ESTUDO DAS NECESSIDADES AMBIENTAIS

Esse é o vínculo social imediato do projeto HERO CAT help. Uma série de estudos estão sendo realizados para elaboração do "Programa de necessidades Ambientais". A importância que daremos ao PNA (Programa de necessidades ambientais) não é meramente uma visão empreendedora que se preocupa com a viabilidade econômica/funcional, iremos englobar a espacialização, as técnicas construtivas, equipamentos e materiais sustentáveis a serem utilizados.

  • 2.1 - Dimensionamentos

Esse estudo irá determinar o espaço necessário para os ambientes com seus quantitativos de áreas úteis, áreas de circulação, espaços internos, espaços externos necessários. Estamos analisando diversas possibilidades de configurações de espaços e seus respectivos impactos no projeto, impactos de uso e ambiente.

  • 2.2 - Características do usuário 

HERO CAT help receberá diversos tipos de usuários em cada ambiente do projeto, animais resgatados, veterinários, ativistas, funcionários, visitantes, crianças, escolas, pessoas com necessidades especiais, idosos... Estudos sobre o número e frequência de funcionários e de público, horários de atendimento/uso, hierarquia funcional, representatividade, acessibilidade, são de extrema importância.

  • 2.3 - Equipamentos e mobiliários 

Por ser um projeto totalmente sustentável, estamos estudando e selecionando diversas opções de equipamentos e sistemas sustentáveis tais como: placas fotovoltaicas para produção de energia solar, sistema para aproveitamento da água de chuva, piso e acesso para cadeirantes e pessoas com necessidades especiais, equipamentos  e mobiliário para banheiros PNE (pessoas com necessidades especiais) e mobilidade reduzida.

  • Mobiliário em madeira plástica reciclada ( bancos, mesas, cadeiras, lixeiras )

A madeira plástica trata-se de um composto formado basicamente de plástico reciclado e resíduos de serragem e é reconhecida como uma solução ecologicamente correta para a confecção de mobiliário urbano, devido à retirada de lixo plástico do planeta e à diminuição do desmatamento indevido de florestas. Possui características físicas e mecânicas similares à madeira convencional. 

Os espaços para convivência, ambientados com o mobiliário de madeira plástica reciclada e intercalados por áreas verdes, devem ser atrativos para crianças, adolescentes e demais usuários do HERO CAT help.

  • Estrutura do Gatil

O Gatil será projetado dentro das normas da vigilância sanitária e demais entidades fiscalizadoras. O reaproveitamento da água de chuva, energia solar fotovoltaica, solo cimento, concreto reciclado, madeira de reflorestamento, telhas ecológicas térmicas, aquecimento geotérmico, tintas a base de óleo e água, separação de lixo reciclável são algumas características do HERO CAT help.

  • Estrutura administrativa e convivência:
  1. Todas as edificações deverão atender ao conceito de sustentabilidade com os materiais relacionados a seguir: 
  2. Madeira plástica: muito semelhante à madeira tradicional, ela pode ser muito vantajosa. Feita de plástico reciclado, ela pode ser usada como piso ou revestimento. Por ser de plástico, tem a vantagem de ser imune a pragas, como cupim, e tem menor necessidade de manutenção. 
  3. Solo cimento: a definição do solo cimento pela Associação Brasileira de Cimento Portland é a seguinte: “o material resultante da mistura homogênea, compactada e curada de solo, cimento e água em proporções adequadas. O produto resultante deste processo é um material com boa resistência à compressão, bom índice de impermeabilidade, baixo índice de retração volumétrica e boa durabilidade”. 
  4. Tecido Greenscreen: usado em cortinas e persianas, proporciona o uso mais racional da energia solar, bloqueando a irradiação e utilizando com eficiência a luz. 
  5. Concreto reciclado: feito a partir dos entulhos das obras, ele diminui o número de resíduos das mesmas. Existem inúmeras formas de concreto reciclado, e todas elas preconizam a reutilização de materiais das obras, como telhas, tijolos etc.  
  6. Telhas Ecológicas: há diversos tipos de telhas ecológicas no mercado, sendo a principal a feita com fibras. Produzida a partir de fibras de madeiras como pinho, eucalipto, e de não madeiras, como sisal, bananeiras e coco. Há também as telhas feitas de materiais reciclados, como papel, asfalto e resina. 
  • Brinquedo em madeira plástica reciclada
  • Pinturas no chão 

Brincadeiras tradicionais, de fácil execução e que estimulam as crianças a terem noções dos números e letras, trabalhando a ordem das casas numéricas e das letras do alfabeto, além de estimular o equilíbrio e a competitividade. Pinturas no chão e brinquedos confeccionados com pneus reciclados são alternativas baratas e de fácil manutenção para as crianças menores. 

  • Brinquedos com pneus reciclados

Uma das escolhas para minimizar este impacto do passivo ambiental de pneus usados é disseminar o conceito de reaproveitamento funcional, onde o que seria descartado pode ser transformado de forma artesanal em objetos utilitários, como brinquedos infantis por exemplo. A proposta é fazer o usuário do HERO CAT help desenvolver um novo olhar sobre este resíduo, mostrando uma maneira de aumentar a vida útil deste material, reutilizando os pneus de forma criativa e funcional. 

  • Academia para terceira idade 
  • Calçadas
  1. O piso de borracha reciclada é feito a partir da borracha presente nas carcaças de pneus já utilizados. Tem como principais características: - Resistência à intempérie, ou seja, aguenta a exposição às condições climáticas; - Ter como característica natural a dilatação e a contração, conforme condições climáticas e - Alta capacidade de amortecimento de impacto e a durabilidade desta propriedade, característica principal e essencial dos pisos de segurança.
  2. As placas drenantes de concreto para pavimentos intertravados são feitas com concreto poroso, por onde a água é drenada, diferentemente do pavimento intertravado de blocos de concreto (conhecido como bloquete ou blocrete) que é impermeável. A base/subbase do piso deverá ser formada por materiais granulares que criam vazios para a passagem de água. Esta estrutura de base/sub-base, que armazena temporariamente a água escoada pela superfície permite a passagem desta água como se fosse um filtro, pois possui aberturas com cerca de 30% de vazios. A água chega ao subsolo (terreno natural), infiltra naturalmente e encontra o lençol freático. Além de ecológicos, são atérmicos e antiderrapantes, o que contribui para um ambiente mais sustentável, permitindo um melhor escoamento das águas das chuvas, reduz as enchentes e inundações. 
  • Acessibilidade

Tem por finalidade criar diferenciação de textura em relação ao piso adjacente, destinado a constituir alerta ou linha guia, perceptível por pessoas com deficiência visual. As calçadas devem possuir um trajeto contínuo, desobstruído e sinalizado, que conecta os ambientes e que possa ser utilizado de forma autônoma e segura por todas as pessoas, inclusive aquelas com cuidados especiais. A rota acessível pode incorporar estacionamentos, calçadas rebaixadas, faixas de travessia de pedestres, rampas, etc. (ABNT NBR 9050). 

  • Paisagismo
  • Quiosques

Quiosques farão parte da área de convivência. Estas pequenas construções também deverão atender ao conceito de sustentabilidade como, por exemplo, a utilização de madeiras reflorestadas, com selo de certificação, de painéis fotovoltaicos, para uso da energia solar, vasos sanitários com redução de água, estética inteligente a se utilizar a luz do sol e aproveitar seu calor ou amenizá-lo, a fim de reduzir o consumo de energia por ar condicionados ou ventiladores. 

  • Bicicletário 

Bicicletários: modelo adotado deve ser o definido pelo projeto cicloviário urbano

  • 2.4 - Características ambientais        

Os espaços a serem projetados terão definições distintas e exigências especiais. Os animais resgatados passarão por uma triagem e quarentena, teremos local reservado para filhotes, animais machucados que ficarão fora da área de circulação dos visitantes e de outros animais. Os ambientes terão iluminação natural, ventilação, tratamento acústico, etc... Toda área de visitação do público será de fácil acesso para todos os ambientes que inclui área de adoção, administração, secretaria, área de recreação, anfiteatro, alimentação.

  • 3 - ORÇAMENTO

Com a definição do PNA (Programa de necessidades ambientais) possibilita, de imediato, a primeira estimativa de custo da obra. Em seguida, é possível delinear um cronograma de investimentos, determinando o fluxo de recursos que deverão ser alocados ao empreendimento e comparar com a disponibilidade de recursos inicialmente prevista. Esse é um aspecto importante e faz parte do Estudo de Viabilidade do Projeto HERO CAT help.

  • 4 - ESTUDO DE VIABILIDADE (EV) 

O estudo de viabilidade analisa as possibilidades de implantação do projeto, do terreno, dos espaços externos e internos, da topografia e legislação, bem como do custo estimado e recursos disponíveis. Um passo adiante será dado quando os estudos forem coletados com levantamentos da demanda.

  • 5 - O LUGAR 

O terreno em que será implantada a obra, o HERO CAT help, deverá ser estudado segundo seis planos de análise. Cada um desses planos poderá ou deverá fornecer diretrizes de projeto a serem seguidas, ou mesmo a serem evitadas:

  • 5.1 - Características topográficas 

Buscamos um terreno com dimensões acima de 4.000 m2 em local de fácil acesso, arborizado nas regiões de: São Bernardo do Campo, Riacho Grande, Ribeirão Pires ...

  • 5.2 - Paisagismo

Anotações considerações devem ser feitas tendo em vista as características paisagísticas da área, tais como as áreas degradadas, a cobertura vegetal, os cursos d’água, as características do entorno visual e outras.

  • 5.3 - Legislação urbanística, zoneamento 

A legislação urbana poderá limitar algum detalhe do projeto e impor afastamentos que, por sua vez, determinam algumas regras. Assim, estamos diante de definições fundamentais do projeto. O Plano Diretor, a taxa de ocupação, a taxa de construção, a altura máxima e os afastamentos das edificações, além dos usos permitidos, exigências sanitárias entre outros, serão determinantes para escolha do terreno. 

  • 6 - UMA PALAVRA FINAL

Em fim, tecnologias, adequação social, adequação urbana, referências, metáforas, os estudos preliminares são interativos e determinantes para que o projeto seja visto como um projeto inédito e sustentável. As primeiras definições, croquis, esboços formais de setores já foram feitos nos momento anteriores. O Projeto HERO CAT help já conta com o apoio de uma grande universidade que dará todo apoio no desenvolvimento arquitetônico, assim como, nas soluções sustentáveis do projeto. 

Seja um Doador de conhecimento, de tempo e de influência. Envolva-se+

Ajude a dar voz a quem não tem e visibilidade aos invisíveis

Telefone: (11) 2381-4408
WhatsApp: (11) 94002-9186
Email: info@humanhand.org

Human Hand